Belchior: Vício Elegante em MP3

Quando posto um novo CD, eu procuro preencher alguns requisitos básicos: qualidade (of course), raridade e relevância. Bueno. Isto dito, resta pouco a falar sobre Vício Elegante. Uma brincadeira do cearense Belchior cometida em 1996. Belchior, é bom que se diga, não conseguiu ultrapassar a barreira dos anos 80. Seu último grande sucesso de público foi “Medo de Avião”, em 79. Mas isso não diminui sua relevância. Pelo contrário. Apenas a acentua. Porque, a meu ver, um artista tão peculiarmente identificado com uma época como ele foi, dificilmente supera a barreira estética da geração seguinte. E poucos artistas foram tão identificados com sua geração quanto foi Belchior. Ele só poderia ter surgido nos anos 70. Diferente, iconoclasta, com uma sonoridade muito particular, uma voz anasalada e um jeito “estranho” que romperam padrões e carimbaram o seu próprio espaço na riquíssima história da MPB dos anos 70. Belchior, é bom lembrar, foi mais um dos muitos grandes compositores apresentados ao público pelas antenas conectadíssimas de Elis Regina.

Quando ele lançou “Apenas um Rapaz Latino Americano”, a galera da época a transformou em seu hino: em 1976 ninguém cantava outra coisa. Mas não se pense que a longa ausência da mídia e das badalações criaram um artista amargo ou frustrado. Pelo contrário. E este CD, lançado em 1996, é prova disso. Cheio de bom humor, ele lançou mão de sua interpretação peculiar para dar nova vida às composições ( e sucessos) de outros autores e intépretes. E é divertido ouvir, muitos anos antes de Caetano “inaugurar” o filão, a versão reggae de Aparências, sucesso brega de Marcio Greick. É bom ouvir também, “Charme do Mundo”, canção delicada e cheia de sutilezas de Marina, cantada no estilo falsamente “bronco” de Belchior.  E assim também desfilam “Almanaque”, de Chico Buarque, “Paixão”, de Kleiton & Kledir, e ainda composições de Adriana Calcanhoto (Esquadros), Caetano (O Nome da Cidade), Djavan (Aliás); Roberto & Erasmo (O Tolo)… Um CD para conhecer ou reencontrar um dos maiores nomes da musica popular brasileira. Ouvir Belchior é lembrar de um tempo em que a a música podia ser popular e de qualidade ao mesmo tempo…

Baixa aí: Belchior – Vicio Elegante

4 Respostas to “Belchior: Vício Elegante em MP3”

  1. marcus vinicius Says:

    é bom que se preste muita atenção em belchior, atualmente não existe um artista de alma viva como ele.
    até mesmo esse CD mostra que o amor dele pelas pessoas não foi destruido pela era egoista dos novos tempos…

    adorei o texto

    abraço…

    • penna Says:

      Valeu! É sempre bom ter um feedback porque na maior parte do tempo estou tateando no escuro. É imposível saber se o que estou postando está chegando em alguém. Por isso, há um pouco de desmotivação e o conseqüente abandono das atividades blogueiras. Obrigado pela visita. Abraço!

  2. guti carvalho Says:

    Gostei dos comentarios sobre o cd ,mais seria muito legal tb ,se vc desse
    oportunidade para a ficha tecnica do cd .
    abraço / guti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: